top of page

BONIFÁCIA PEREIRA DOS SANTOS

Bonifácia Pereira dos Santos nasceu em São Romão, em fevereiro de 1969. Sobrinha de D. Luzia, Boni, como é conhecida, mudou-se para Pirapora aos três anos de idade, quando foi, junto a sua família, desapropriada da comunidade rural Laranjeiras em que morava. Aprendeu o ofício de carranqueira muito cedo, com apenas oito anos de idade. Conta com entusiasmo que nessa idade talhou e vendeu a primeira carranca. A partir daí, prosseguiu ajudando os pais até os dezesseis anos. 

Durante a adolescência e início da vida adulta, Bonifácia exerceu outras profissões, como o trabalho em lavouras e nas fábricas Cedro e Santo Antônio, onde se aposentou após vinte e seis anos de serviço. Retomou a feitura das carrancas após a aposentadoria e prossegue até hoje, no galpão localizado no bairro Vila Branca.

Talhar carrancas, para Bonifácia, é um modo de preservar a memória dos pais e de lembrar de sua infância. Além do ganho material, Bonifácia afirma que fazer carrancas é um ofício que exerce também pelo prazer, já que o valor atribuído às peças ainda é baixo se comparado à qualidade do trabalho.   

bottom of page