top of page

GELSON XAVIER DOS SANTOS

Gelson Xavier dos Santos é um artesão piraporense, nascido em outubro de 1974. Sobrinho de D. Luzia, Gelson, assim como os membros de sua família, teve contato com a feitura das carrancas ainda na infância, quando ajudava o pai a lixar as peças. Por volta de dez anos de idade, o artesão lembra-se que além de lixar as carrancas, brincava de cortar pequenos tocos de madeira. O interesse pelo ofício fez com que o pai o ensinasse a fazer as próprias esculturas.

Aos 16 anos finalizou e vendeu a sua primeira carranca, acontecimento que o entusiasmou a permanecer na profissão que exerce até hoje “faça chuva ou sol”. Gelson retoma a figura do pai como primeiro professor e relembra a habilidade que ele tinha com a madeira, já que durante a vida que teve em Laranjeiras – comunidade rural de São Romão, ele fazia canoas e esculpia carrancas de toá – matéria argilosa, geralmente extraída de brejos e rios. 

 

Quando em Pirapora, o Dedeco (Raimundo Nonato), percebendo a habilidade de Sabino – pai de Gelson, incentivou-o a esculpir as formas na madeira. Assim, Sabino tomava as carrancas das embarcações que via como modelo para produzir as suas. 

 

Gelson tem no artesanato o seu primeiro ofício. É escultor de objetos diversos – carrancas e outras formas que podem ser talhadas na madeira. Trabalha todos os dias, mesmo que em períodos de venda mais difícil. Possui sua assinatura naquilo que cria e conta que já teve uma peça exposta no SESC Pompeia em São Paulo, lugar em que ainda não esteve.

bottom of page