top of page

Cândido Alécio de Oliveira (Mestre Cinturinha) é piraporense, nascido em março de 1962. Cinturinha é mestre capoeirista, presidente e coordenador da Associação de Capoeira Uganda, fundada em Pirapora-MG em 1991, ainda em funcionamento.

​

Mestre Cinturinha começou sua formação no esporte aos 17 anos, no período em que foi fuzileiro naval da Marinha do Brasil. Lá, teve oportunidade de aprender com os mestres Cantil e Portugal. Quando no retorno à Pirapora, Cinturinha manteve-se ainda em atividade na capoeira, sob os cuidados dos mestres Boca, Mazim e Zezão (in memoriam). Formou-se como grão-mestre (título máximo obtido na capoeira) pelas mãos do mestre Boca. O capoeirista reafirma seu compromisso com o esporte e destaca ainda outros mestres que fizeram parte de sua trajetória, são eles: Mestre Bartola (in memoriam) e Tigre. 

​

Cinturinha exerce outras profissões, como enfermeiro e cabeleireiro, mas considera que a capoeira é sua vida: “Eu amo a capoeira. A capoeira é minha vida. Eu trabalho com a capoeira não por viver dela, mas vivo para ela” (Mestre Cinturinha). Apesar da paixão, o mestre observa que o esporte enfrenta ainda muito preconceito em ambientes institucionalizados, como as escolas. Nesses locais em que o esporte deveria ser ensinado como patrimônio cultural, os mestres capoeiristas não têm o seu conhecimento validado. Por isso, na maioria das vezes, não são considerados como qualificados nos termos institucionais, o que inviabiliza uma difusão maior e desmistificação sobre a prática. 

​

​

​

Mestre Cinturinha

bottom of page