top of page

​Josemar Barbosa da Silva, piraporense, é o primeiro Mestre de Capoeira da cidade de Pirapora. Filho de nordestinos, vindos de Juazeiro e Petrolina, o Capoeirista teve como primeiro mestre o próprio primo, Nivaldo. “capoeira é sangue mesmo [...] meu sangue é baiano e pernambucano”.

​

Em Juazeiro, no ano de 1968, Josemar deu seus primeiros passos na capoeira, tendo na figura do primo Nivaldo um mestre e incentivador. Em 1983 formou-se mestre por meio da Federação Paulista de Capoeira, em São Paulo. No mesmo ano, o já formado Mestre Mazim, abriu uma academia de capoeira em Pirapora e batizou-a de Associação de capoeira arte negra & quilombo. A Academia começou a funcionar na avenida Mascarenhas, no Centro da cidade. 

​

Por um tempo, a capoeira foi também um meio de trabalho de Mestre Mazim – ainda assim, o preconceito e a falta de recursos financeiros foram barreiras presentes no percurso do capoeirista. O Mestre ensinou – durante quase duas décadas – a mais de 50 alunos; no entanto, por questões de saúde, entre 1999 e 2000, as atividades de capoeira que ele desenvolvia foram encerradas. 

​

Mestre Mazim

bottom of page